O Colégio de S. Caetano destina-se a acolher crianças e jovens em situação de perigo, garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições que promovam os direitos das crianças consagrados na Convenção dos Direitos da Criança, nomeadamente o direito à educação, condições de saúde e bem-estar, com vista a um desenvolvimento integral harmonioso e a uma adequada inserção social. O Colégio tem como objetivo garantir a proteção e assistência necessárias, tendo sempre em conta o interesse superior da criança/jovem.
Tem capacidade para 40 utentes, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 (excecionalmente até aos 25). Funciona em regime aberto, o que possibilita a livre entrada e saída das crianças e jovens tendo apenas como limites os resultantes das suas necessidades educativas e da proteção dos seus direitos e interesses.
A Instituição dispõe de um quadro técnico composto por um Diretor (Provedor), uma Diretora Técnica, uma Técnica Superior de Serviço Social, uma Psicóloga e um Educador Social. No dia-a-dia os utentes são acompanhados 24 sobre 24 horas por uma equipa de 7 Monitores. As crianças e jovens do Colégio frequentam várias escolas do concelho, desde o 1.º ciclo até ao Secundário. Alguns encontram-se também integrados em cursos profissionais. Na instituição têm uma sala de apoio escolar que funciona diariamente.
O Colégio de São Caetano, em actividade desde 1804 até aos dias de hoje, é uma instituição que nasceu da vontade de um homem. De facto, por disposição testamentária, Caetano Correia Seixas, Colegial do Real Colégio de São Paulo e Lente de Cânones na Universidade de Coimbra, legou à Misericórdia de Coimbra mais de 125 mil reis, “recomendando que se comprasse uma casa para um colégio, a fim de nele se criarem até 25 órfãos, com a invocação de São Caetano”. Nele seriam acolhidos órfãos pobres, expostos e desamparados que não excedessem os sete anos de idade. A ‘casa’, mais precisamente casas, pertenciam ao Dr. José Pinto da Silva, Lente de Prima de Medicina, situadas na Rua dos Coutinhos, nas quais se estabeleceu o Colégio de São Caetano. A abertura da instituição, que se designava Colégio dos Órfão de Coimbra, decorreu a 15 de Janeiro de 1804.
A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, foi fundada em 1500, sob proteção do rei D. Manuel I, reproduzindo-se a instituição que a rainha D. Leonor fundara em Lisboa dois anos antes. Encontra-se fortemente empenhada em reestruturar o seu vasto património, no sentido de continuar a cumprir da melhor forma aquilo que, desde a sua fundação, se encontra atestado no seu Compromisso: servir os desfavorecidos, vivendo o amor com esperança.
*chamada para a rede fixa nacional
**chamada para a rede móvel nacional
©2022-2023 Santa Casa da Misericórdia de Coimbra | Todos os direitos reservados | Powered by ZIP Design