Horário: segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h30m
O Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra está aberto diariamente ao público e é constituído por um património documental que abrange os períodos entre os séculos XVI e XXI.
Este Arquivo passou por diferentes fases e espaços de ocupação, que tiveram a sua génese no claustro da Sé Velha de Coimbra, onde teve início a proto-história do Arquivo e do Fundo de uma instituição que cresceu ao longo dos séculos. Hoje encontra-se sediado nos pisos inferiores do Colégio da Sapiência, dispondo de uma agradável sala de leitura.
Este rico espólio documental existente (Quadro de Classificação_2016), com milhares de documentos avulsos e encadernados, reveste-se de uma importância primordial para a compreensão histórica desta Instituição de assistência social e para o seu respectivo enquadramento no contexto da cidade em que se insere.
Prova disso mesmo, tem sido a consulta assídua dos documentos existentes neste Arquivo por investigadores de diversas áreas do saber, pelo interesse científico-cultural que os mesmos despertam.
Na sequência desta crescente procura, a Mesa criou um Regulamento de Funcionamento, que regulará as consultas, as pesquisas e demais necessidades dos investigadores. Pode ser consultado neste link: (Regulamento).
Deve ser encaminhado preenchido para o email: secretariado.adm@misericordiacoimbra.pt
A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, foi fundada em 1500, sob proteção do rei D. Manuel I, reproduzindo-se a instituição que a rainha D. Leonor fundara em Lisboa dois anos antes. Encontra-se fortemente empenhada em reestruturar o seu vasto património, no sentido de continuar a cumprir da melhor forma aquilo que, desde a sua fundação, se encontra atestado no seu Compromisso: servir os desfavorecidos, vivendo o amor com esperança.
*chamada para a rede fixa nacional
**chamada para a rede móvel nacional
©2022-2024 Santa Casa da Misericórdia de Coimbra | Todos os direitos reservados | Powered by ZIP Design