develop own website

Notícias e Eventos

Informação Institucional

Assembleia Geral Extraordinria

Realiza-se, no proximo dia 25 do corrente, a Assembleia Geral da Irmandade, conforme convocatoria oportunamente publicada.

Visitas noturnas ao Museu da Misericrdia de Coimbra

No mbito das Festas da Cidade, a Santa Casa da Misericrdia de Coimbra junta-se s comemoraes com um programa diferente: visitas noturnas ao espao museolgico da Irmandade e torre sineira do Colgio da Sapincia, de onde se pode ver o fogo de artifcio e usufruir de uma vista privilegiada sobre a urbe. A primeira visita j hoje, a partir das 23h00, com repetio no prximo sbado.

Scriptorium medieval da SCMC na Pvoa de Varzim

O Scriptorium Medieval que faz parte integrante da exposio permanente do Museu da Santa Casa da Misericrdia de Coimbra continua a viajar pelo Pas. Desta feita, esta importante pea da nossa instituio museolgica esteve patente ao pblico no Arquivo Municipal da Pvoa de Varzim, no mbito de uma cedncia temporria estabelecida entre aquele municpio e a da Irmandade coimbr. Trata-se de uma recriao de um scriptorium medieval, concebido aps longos meses de investigao conduzida por Maria Jos de Azevedo Santos, professora catedrtica da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e que fez parte de uma exposio intitulada Santa Cruz de Coimbra A Cultura Portuguesa aberta Europa na Idade Mdia, realizada no mbito do Porto Capital Europeia da Cultura 2001.

Novos apartamentos de autonomizao

Decorreu recentemente a assinatura do contrato da empreitada que visa a criao de novos apartamentos de autonomizao, uma resposta inovadora desenvolvida pela Santa Casa da Misericrdia de Coimbra que tem por objectivo atender s necessidades dos jovens em fase de pr-desinstitucionalizao, recebidos nas Casas de Acolhimento Residencial da Regio Centro. O projecto, apoiado pelo Fundo Rainha Dona Leonor, pretende dotar os beneficirios de competncias em organizao e gesto domstica e cidadania activa.

Mobirise

Museu expe sinais notariais em testamentos antigos

No mbito doDia Internacional dos Museus, que se celebrou no passado dia 18 de Maio, o Museu da Santa Casa da Misericrdia de Coimbra inaugurou uma exposio sobre A Arte ao Servio da Escrita: Sinais Notariais no Arquivo da Misericrdia de Coimbra e com visitas gratuitas ao Museu e ao Colgio da Sapincia. Trata-se de uma exposio temporria, patente no Colgio de Santo Agostinho, e que mostra o lado esttico das marcas identitrias dos notrios.

Santa Casa e 'ecodogs' promovem iniciativa intergeracional

Em mais uma iniciativa intergeracional, a Santa Casa da Misericrdia de Coimbra juntou os jovens do Colgio de So Caetano com os utentes do Centro de Apoio Terceira Idade de So Martinho do Bispo numa tarde muito especial. A iniciativa visou juntar vrias geraes em torno de uma paixo comum: os nossos amigos de quatro patas!Com a colaborao daEcoDogs & co, ensinou-se a lidar e cuidar de ces e reforaram-se os laos ancestrais que ligam seres humanos e animais de companhia.

Coro infantil do Santurio de Ftima encanta Igreja da Misericrdia

A Igreja da Santa Casa da Misericrdia de Coimbra recebeu o grupo Schola Cantorum Pastorinhos de Ftima, para um concerto verdadeiramente inesquecvel. A participao do coro infantil doSanturio de Ftimaneste concerto rev como tema "Maria, Sinal da Alegria da Ressurreio" e incluiu temas para rgo de tubos, piano e flauta, interpretados por Ana Rita Ferreira (flauta) e Svio Vicente (piano e rgo de tubos). A direo ficou a cargo da maestrina Paula Pereira.

Igreja da Misericrdia acolhe audio dos alunos do Conservatrio

A igreja da Santa Casa da Misericrdia de Coimbra volta a acolher a audio dos alunos do Conservatrio de Msica de Coimbra. A audio decorreu no passado dia 22 de Maio e incluiu peas de autores consagrados, como Vivaldi, Bach, Purcell, Rheinberger e Maichelbeck, entre muitos outros. As jovens promessas interpretaro os temas em rgo de tubos, flauta transversal, trompete e violino, sob a orientao dos professores Rosa Resende, Meglena Kirova, Daniel Tapadinhas e Jos Pedro Henriques.

Santa Casa
Misericórdia de Coimbra

Irmandade
Provedor
Orgãos Gerentes
Missão e Valores
Contactos

"Em verdade vos digo todas as vezes que fizeste a um destes pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!" (Mt 25, 31-46)

A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, fundada sob a égide da Rainha D. Leonor, em 1500. Encontra-se fortemente empenhada em reestruturar o seu vasto património, no sentido de continuar a cumprir da melhor forma aquilo que, desde a sua fundação, se encontra atestado no seu Compromisso: servir os desfavorecidos, vivendo o amor com esperança.

BOLETIM DE NOTÍCIAS

Mantenha-se a par das novidades

LIGUE-SE A NÓS