develop own website

Notícias e Eventos

Informação Institucional

Assembleia Geral Extraordinária

Realiza-se, no proximo dia 25 do corrente, a Assembleia Geral da Irmandade, conforme convocatoria oportunamente publicada.

Visitas noturnas ao Museu da Misericórdia de Coimbra

No âmbito das Festas da Cidade, a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra junta-se às comemorações com um programa diferente: visitas noturnas ao espaço museológico da Irmandade e à torre sineira do Colégio da Sapiência, de onde se pode ver o fogo de artifício e usufruir de uma vista privilegiada sobre a urbe. A primeira visita é já hoje, a partir das 23h00, com repetição no próximo sábado.

Scriptorium medieval da SCMC na Póvoa de Varzim

O Scriptorium Medieval que faz parte integrante da exposição permanente do Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra continua a viajar pelo País. Desta feita, esta importante peça da nossa instituição museológica esteve patente ao público no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim, no âmbito de uma cedência temporária estabelecida entre aquele município e a da Irmandade coimbrã. Trata-se de uma recriação de um scriptorium medieval, concebido após longos meses de investigação conduzida por Maria José de Azevedo Santos, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e que fez parte de uma exposição intitulada “Santa Cruz de Coimbra – A Cultura Portuguesa aberta à Europa na Idade Média”, realizada no âmbito do “Porto Capital Europeia da Cultura 2001”.

Novos apartamentos de autonomização

Decorreu recentemente a assinatura do contrato da empreitada que visa a criação de novos apartamentos de autonomização, uma resposta inovadora desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Coimbra que tem por objectivo atender às necessidades dos jovens em fase de pré-desinstitucionalização, recebidos nas Casas de Acolhimento Residencial da Região Centro. O projecto, apoiado pelo Fundo Rainha Dona Leonor, pretende dotar os beneficiários de competências em organização e gestão doméstica e cidadania activa.

Mobirise

Museu expõe sinais notariais em testamentos antigos

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se celebrou no passado dia 18 de Maio, o Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra inaugurou uma exposição sobre ‘A Arte ao Serviço da Escrita: Sinais Notariais no Arquivo da Misericórdia de Coimbra’ e com visitas gratuitas ao Museu e ao Colégio da Sapiência. Trata-se de uma exposição temporária, patente no Colégio de Santo Agostinho, e que mostra o lado estético das marcas identitárias dos notários.

Santa Casa e 'ecodogs' promovem iniciativa intergeracional

Em mais uma iniciativa intergeracional, a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra juntou os jovens do Colégio de São Caetano com os utentes do Centro de Apoio à Terceira Idade de São Martinho do Bispo numa tarde muito especial. A iniciativa visou juntar várias gerações em torno de uma paixão comum: os nossos amigos de quatro patas! Com a colaboração da EcoDogs & co, ensinou-se a lidar e cuidar de cães e reforçaram-se os laços ancestrais que ligam seres humanos e animais de companhia.

Coro infantil do Santuário de Fátima encanta Igreja da Misericórdia

A Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra recebeu o grupo Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, para um concerto verdadeiramente inesquecível. A participação do coro infantil do Santuário de Fátima neste concerto revê como tema "Maria, Sinal da Alegria da Ressurreição" e incluiu temas para órgão de tubos, piano e flauta, interpretados por Ana Rita Ferreira (flauta) e Sívio Vicente (piano e órgão de tubos). A direção ficou a cargo da maestrina Paula Pereira.

Igreja da Misericórdia acolhe audição dos alunos do Conservatório

A igreja da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra volta a acolher a audição dos alunos do Conservatório de Música de Coimbra.  A audição decorreu no passado dia 22 de Maio e incluiu peças de autores consagrados, como Vivaldi, Bach, Purcell, Rheinberger e Maichelbeck, entre muitos outros.  As jovens promessas interpretarão os temas em órgão de tubos, flauta transversal, trompete e violino, sob a orientação dos professores Rosa Resende, Meglena Kirova, Daniel Tapadinhas e José Pedro Henriques.

Santa Casa
Misericórdia de Coimbra

Irmandade
Provedor
Orgãos Gerentes
Missão e Valores
Contactos

"Em verdade vos digo todas as vezes que fizeste a um destes pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!" (Mt 25, 31-46)

A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, fundada sob a égide da Rainha D. Leonor, em 1500. Encontra-se fortemente empenhada em reestruturar o seu vasto património, no sentido de continuar a cumprir da melhor forma aquilo que, desde a sua fundação, se encontra atestado no seu Compromisso: servir os desfavorecidos, vivendo o amor com esperança.

BOLETIM DE NOTÍCIAS

Mantenha-se a par das novidades

LIGUE-SE A NÓS