develop own website

Notícias e Eventos

Informação Institucional

Mobirise

Museu recebe visita de alunos polacos

O Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra recebeu recentemente a visita de um grupo de alunos do Colégio Rainha Santa Isabel, de Coimbra, e da Szkoła Niepokalanek, instituição polaca de ensino, sediada na cidade de Varsóvia. A visita teve por objectivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de promover o intercâmbio de conhecimentos e de experiências, assim como estimular a criatividade. Os alunos ficaram a conhecer a história da Misericórdia de Coimbra e do antigo complexo monástico-escolar do Colégio da Sapiência.

Sessões de leitura no CATI

No Centro de Apoio à Terceira Idade (CATI) de São Martinho do Bispo realizou recentemente uma sessão de leitura, uma iniciativa de desenvolvimento de competências e de aprendizagem integrada nos projectos de animação sociocultural daquela valência da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra. Os utentes utilizam o auditório para ouvir contos e lendas de Portugal, mas também para partilhar as suas próprias histórias da vida, recuperando memórias de outros tempos.

Alunos de doutoramento visitam Colégio da Sapiência

O Colégio da Sapiência, actual espaço museológico da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, recebeu a visita de um grupo de participantes no II Congresso do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, organizado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Misericórdia de Coimbra adere ao Compromisso Pagamento Pontual

As Misericórdias de Coimbra e de Cantanhede tornaram-se nas primeiras a nível nacional a aderir ao ‘Compromisso Pagamento Pontual’. A cerimónia de adesão realizou-se no passado dia 25 de Janeiro, no âmbito da reunião do Conselho Distrital do Secretariado Regional de Coimbra da União Das Misericórdias Portuguesas. As Misericórdias de Coimbra e de Cantanhede decidiram assim juntar-se à iniciativa ‘Compromisso Pagamento Pontual’ por tratar-se de um assunto que afecta mais de 84% das empresas e organizações portuguesas, muitas vezes com um impacto negativo para a competitividade da economia nacional. A ideia passa igualmente por mostrar que as organizações da Economia Social também cumprem estas boas-práticas de gestão e responsabilidade social. Mas não só. Ao aderir à esta iniciativa, as Irmandades de Coimbra e de Cantanhede pretendem desafiar outras organizações sociais e empresas de Coimbra a também assumirem este compromisso.

Assembleia Geral Extraordinária

Realiza-se, no proximo dia 25 do corrente, a Assembleia Geral da Irmandade, conforme convocatoria oportunamente publicada.

Visitas noturnas ao Museu da Misericórdia de Coimbra

No âmbito das Festas da Cidade, a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra junta-se às comemorações com um programa diferente: visitas noturnas ao espaço museológico da Irmandade e à torre sineira do Colégio da Sapiência, de onde se pode ver o fogo de artifício e usufruir de uma vista privilegiada sobre a urbe. A primeira visita é já hoje, a partir das 23h00, com repetição no próximo sábado.

Scriptorium medieval da SCMC na Póvoa de Varzim

O Scriptorium Medieval que faz parte integrante da exposição permanente do Museu da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra continua a viajar pelo País. Desta feita, esta importante peça da nossa instituição museológica esteve patente ao público no Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim, no âmbito de uma cedência temporária estabelecida entre aquele município e a da Irmandade coimbrã. Trata-se de uma recriação de um scriptorium medieval, concebido após longos meses de investigação conduzida por Maria José de Azevedo Santos, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e que fez parte de uma exposição intitulada "Santa Cruz de Coimbra ". A Cultura Portuguesa aberta à Europa na Idade Média, realizada no âmbito do Porto Capital Europeia da Cultura 2001.

Novos apartamentos de autonomização

Decorreu recentemente a assinatura do contrato da empreitada que visa a criação de novos apartamentos de autonomização, uma resposta inovadora desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia de Coimbra que tem por objectivo atender às necessidades dos jovens em fase de pré-desinstitucionalização, recebidos nas Casas de Acolhimento Residencial da Região Centro. O projecto, apoiado pelo Fundo Rainha Dona Leonor, pretende dotar os beneficiários de competências em organização e gestão doméstica e cidadania activa.

Santa Casa
Misericórdia de Coimbra

Irmandade
Provedor
Orgãos Gerentes
Missão e Valores
Contactos

"Em verdade vos digo todas as vezes que fizeste a um destes pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!" (Mt 25, 31-46)

A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, fundada sob a égide da Rainha D. Leonor, em 1500. Encontra-se fortemente empenhada em reestruturar o seu vasto património, no sentido de continuar a cumprir da melhor forma aquilo que, desde a sua fundação, se encontra atestado no seu Compromisso: servir os desfavorecidos, vivendo o amor com esperança.

BOLETIM DE NOTÍCIAS

Mantenha-se a par das novidades

LIGUE-SE A NÓS