Colégio de São Caetano

colegio

O Colégio de S. Caetano, fundado em 15 de Janeiro de 1804, é um lar de infância e juventude, consistindo numa resposta social, desenvolvida em equipamento, destinada ao acolhimento de crianças e jovens em situação de perigo, decorrente de abandono, negligência, maus tratos físicos e psíquicos, vítimas de abusos sexuais e outros factores de risco, de duração superior a 6 meses, com base numa aplicação de medida de promoção e protecção. Tem por objectivo proporcionar as condições necessárias à definição mais adequada do projecto de vida de cada criança ou jovem e à sua futura autonomização, pretendendo-se, para além de proteger e controlar, educar, proporcionando-lhes capacidade para pensar, sonhar e projectar o seu futuro. A instituição assegura alojamento aos seus utentes, garante a satisfação das suas necessidades básicas, promovendo o seu desenvolvimento global. Assegura os meios para o seu desenvolvimento pessoal, formação escolar e profissional.

O Colégio de São Caetano assegura alojamento a 30 utentes, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, garantindo a satisfação das suas necessidades básicas, promovendo o seu desenvolvimento global.
A Instituição dispõe de um quadro técnico composto por um Director (Provedor), uma Directora Técnica, uma Assistente Social (Plano DOM/SERE+), uma Psicóloga (Plano DOM/SERE+) e uma Educadora Social (Plano DOM/SERE+).
O Colégio conta ainda com duas Professoras destacadas. No dia-a-dia os alunos são acompanhados 24 sobre 24 horas pelos Monitores. Os utentes do Colégio frequentam várias escolas do concelho, desde o 1.º ciclo até ao Secundário. Alguns alunos encontram-se também integrados em cursos profissionais. Na instituição têm uma sala de apoio escolar que funciona diariamente, sendo os alunos acompanhados por uma Professora, onde contam, ainda, com o auxílio de Explicadores Voluntários que acompanham o seu estudo à noite. Para além destes apoios, o Colégio coloca ainda à disposição dos alunos uma Biblioteca, equipada com computadores com acesso à Internet; uma Ludoteca, estando disponível nesta uma Xbox; um Salão polivalente, com uma mesa de matraquilhos, uma de pingue-pongue, vários jogos e uma televisão.

Ao longo do ano são várias as actividades de lazer em que os alunos participam activamente: umas organizadas pelo Colégio, outras exteriores. Os alunos têm a oportunidade de poderem ir algumas vezes ao cinema, teatro, concertos e até à discoteca. Realizam-se também vários passeios, por exemplo, à Praia Fluvial, Parque Verde, Centro Hípico, entre outros. Colaboram nas festividades e feiras locais, como a festa dos vizinhos, a feira sem regras e a feira da solidariedade, realizando trabalhos para exposição e venda. Nas férias de Verão integram colónias organizadas pelo Colégio, em casa própria ou no campismo, e por outras entidades, nomeadamente pela Câmara Municipal e Segurança Social. Vários alunos jogam futebol e basquete em clubes locais.
De acordo com os princípios da Santa Casa da Misericórdia, os alunos frequentam a catequese na paróquia da Sé Velha e aos domingos participam na sagrada Eucaristia, fazendo, alguns deles, parte do Corpo Nacional de Escutas da Sé Velha.

Ir para a barra de ferramentas