Arquivo


arquivo

 

O Arquivo da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra está aberto diariamente ao público e é constituído por um património documental que abrange os períodos entre os séculos XVI e XXI.

 

Este Arquivo passou por diferentes fases e espaços de ocupação, que tiveram a sua génese no claustro da Sé Velha de Coimbra, onde teve início a proto-história do Arquivo e do Fundo de uma instituição que cresceu ao longo dos séculos. Hoje encontra-se sediado nos pisos inferiores do Colégio da Sapiência, dispondo de uma agradável sala de leitura.

 

Este rico espólio documental existente (Quadro de Classificação_2016), com milhares de documentos avulsos e encadernados, reveste-se de uma importância primordial para a compreensão histórica desta Instituição de assistência social e para o seu respectivo enquadramento no contexto da cidade em que se insere.

 

Prova disso mesmo, tem sido a consulta assídua dos documentos existentes neste Arquivo por investigadores de diversas áreas do saber, pelo interesse científico-cultural que os mesmos despertam.

Na sequência desta crescente procura, a Mesa criou um Regulamento de Funcionamento, que regulará as consultas, as pesquisas e demais necessidades dos investigadores. Pode ser consultado aqui.

 

 

Horário: segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h30m.

Telefone: 239 823 403
Fax: 239 832 819

Saltar para a barra de ferramentas