best site builder

Apartamento Autonomização

Promoção de competências de autonomia

RESPOSTAS SOCIAIS:

Uma resposta inovadora da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra às necessidades dos jovens em fase de pré-desinstitucionalização, acolhidos nas Casas de Acolhimento Residencial da Região Centro.

Este serviço está direcionado para jovens em fase de pré-desinstitucionalização e que não tenham qualquer suporte familiar que lhes permita um acompanhamento no processo de integração social. Este projeto permite dotar os beneficiários de competências em Organização/Gestão Doméstica e Cidadania Ativa em espaço próprio, especialmente concebido para treino de competências de autonomização, tendo por objetivo viabilizar a sua autonomia de forma gradual, ponderada e consistente.

A inexistência desta resposta social em toda a Região Centro, e que constitui uma necessidade social urgente, sentida e reconhecida pela generalidade das Casas de Acolhimento, constitui um fator de inovação no sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens. 

Implementar e incentivar o treino de competências pessoais e sociais e a aquisição e desenvolvimento de habilidades práticas, emocionais e comunicativas que contribuam para uma independência gradual dos jovens.

Findo o processo de autonomização, os jovens deverão ter adquirido as competências necessárias para o desenvolvimento de uma vida autónoma, plenamente integrada na comunidade, consciente dos seus direitos, deveres e obrigações.

Apartamento Autonomização
Santa Casa da Misercórdia de Coimbra
Apt. Autonomização:

Morada:
Rua dos Coutinhos, 35
3000-129 Coimbra

GPS:

GPS: - 40.209791, -8.427832


Institucional 

O Apartamento de Autonomização surge, na vida destes jovens (com fraca retaguarda familiar) como uma espécie de “laboratório social”, onde eles podem aplicar e aperfeiçoar, devidamente auxiliados por uma equipa de apoio multidisciplinar, as competências pessoais e sociais que aprenderam nos antigos Lares de Infância e juventude e que depois vão executar, ao longo de toda a sua vida, no exercício da sua cidadania plena.

Santa Casa
Misericórdia de Coimbra

Irmandade
Provedor 
Orgãos Gerentes
Missão e Valores
Contactos

"Em verdade vos digo todas as vezes que fizeste a um destes pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!" (Mt 25, 31-46)

A Santa Casa da Misericórdia de Coimbra, fundada sob a égide da Rainha D. Leonor, em 1500. Encontra-se fortemente empenhada em reestruturar o seu vasto património, no sentido de continuar a cumprir da melhor forma aquilo que, desde a sua fundação, se encontra atestado no seu Compromisso: servir os desfavorecidos, vivendo o amor com esperança.

BOLETIM DE NOTÍCIAS

Mantenha-se a par das novidades

LIGUE-SE A NÓS