513.º Aniversário da Santa Casa da Misericórdia


Corria o ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1500, quando, em 12 de Setembro, por mandato régio de D. Manuel I e beneplácito de D. Leonor, era fundada, a Santa Casa da Misericórdia da Cidade de Coimbra, para “reparo e amparo, e remissão dos presos pobres, e enfermos, e envergonhados”.
Hoje, 513 anos volvidos, a missão continua a ser a mesma, sempre centrados em que mias precisa de bens para o corpo e para a alma!
Uma creche cheia; um estabelecimento residencial para idosos com a capacidade que o estado das suas infra-estruturas permitem completa; um serviço de apoio domiciliário em expansão; um lar de infância e juventude e um centro de dia em reorganização; um núcleo museológico aberto toda a semana com recurso a trabalho voluntário; uma estratégia de reabilitação na Alta da Cidade; e, muitos, muitos outros projectos fechados na gaveta, à espera do dia certo para verem a luz.

Oportunamente, será divulgado o programa oficial da evocação desta efeméride, que, por várias razões, não se realizam hoje.

Alvará régio de fundação



Voltar
Saltar para a barra de ferramentas